Açaí e seu primo, juçaí, podem sim fazer parte de programas de emagrecimento

 

Batidos com proteína, ajudam na reposição de energia e recuperação muscular no pós-treino

 

Açaí e juçaí têm sabor parecido, cor arroxeada, propriedades e forma de consumo semelhantes, mas são alimentos de origem diferentes: os dois são frutos de uma palmeira, mas a do açaí é o açaizeiro, típico da Floresta Amazônica, e da do Juçaí é a juçara, natural da Mata Atlântica.

Ambos podem fazer parte de um estilo de vida saudável e podem estar em programas alimentares para redução de peso, desde que haja equilíbrio na forma de preparo e quantidade consumida. Como lanche intermediário, podem ser misturado com frutas. Mas evite acrescentar xarope de guaraná e limite a porção para entre 200 ml e 300 ml.

 

São excelentes fontes de energia, com grande quantidade de lipídeos, menor quantidade de carboidratos e cheios de antioxidantes. Auxiliam no combate aos radicais livres, retardam do envelhecimento precoce, estimulam o sistema imunológico, têm ação anti-inflamatória, efeito vasodilatador e de proteção cardiovascular.

 

Para repor energia após o treino

 

No esporte, o uso no pré-treino não é indicado por terem grande quantidade de gordura, com uma absorção mais lenta do que as fontes de carboidratos.

 

No pós-treino, podem ser batidos com proteína (vegetal, whey...) como repositores energéticos e com proteínas para recuperação muscular.

 

Excelentes fontes de antioxidantes, ajudam a combater os radicais livres formados pelo alto consumo de oxigênio e prática esportiva.

 

Formas de consumo

 

Na região Sudeste, costuma-se utilizar as polpas em preparações doces: sorvetes, sucos e iogurtes. A polpa é associada a xarope de guaraná, frutas, oleaginosas (castanha, amêndoas...), mel, whey protein e cereais. Evite a adição de leite em pó, leite condensado, paçoca. É preciso muito cuidado ao preparo para não se tornar uma bomba calórica.

 

Na região norte é comum ser consumido puro ou acompanhando a alimentação salgada com tapioca, farinha, peixe ou camarão. Também é encontrado na forma de sucos, sorvetes, doces, geleias a até vinho de açaí.

 

O açaí em detalhes

 

Fruta rica em “gorduras boas” - ácidos graxos, monoinsaturadas (60% - ômega 9 – ácido oleico) e poliinsaturadas -, ômega 6, proteínas, fibras, potássio, cálcio, vitamina B1, Vitamina E, antocianinas e fitoesterol. Cada porção de 100 g de açaí tem 7,76 g de proteína, 1,02 g de carboidratos e 13,1 g de lipídeos.

 

Pertence à família Euterpe oleracea e é proveniente da região Amazônica, principalmente dos estados do Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Tocantins e Maranhão.

 

O juçaí em detalhes

 

Fonte de lipídeos, rico em minerais como potássio, ferro e zinco e em antocianinas (o fruto tem cerca de três vezes mais antocianina que o açaí), substância que tem propriedades antioxidantes. Cada porção de 100 g de juçaí tem 6,72 g de proteína, 1,21 g de carboidratos e 13,8 g de lipídeos.

 

Proveniente da palmeira juçara, pertence à família Arecaceae, tem como origem a Mata Atlântica nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

 

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

 

Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. (Foto: EuAtleta)

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME