Copa do Mundo de MTB XCO 2019 #1 - Albstadt - Flückiger e Courtney vencem, Nino chega em sexto

 

Primeira etapa da Copa do Mundo de MTB XCO foi marcada por dominância de Courtney e Nino andando menos do que o esperado

 

As trilhas de Albstadt, na Alemanha, receberam hoje (19), a primeira etapa da Copa do Mundo de MTB XCO. As provas foram disputadas em um circuito onde as subidas e a presença de uma fina e escorregadia camada de lama fizeram toda a diferença, com os homens dando 6 voltas de pouco mais de 4km e as mulheres dando 5. 
 

Elite Feminino
 

No feminino, diferente do que vimos acontecer em boa parte da temporada passada, a disputa foi largamente dominada pela norte-americana Kate Courtney, que também foi a mais veloz no short-track realizado na sexta-feira - esta foi a primeira vitória de etapa de Courtney em Copas do Mundo. 

Além da vitória, a atual campeã mundial de MTB XCO confirma a excelente forma física, tendo começado o ano com uma nova equipe, a Scott SRAM, e vitória na geral do Cape Epic. Durante a prova de hoje, a ciclista ainda chegou a levar um tombo, mas isso não chegou a prejudicar seu desempenho. 

O segundo posto ficou com Jolanda Neff, que aproveitou-se de um tombo e de um problema mecânico de Anne Tauber na penúltima volta para ganhar uma colocação. Perto do fim da prova, Tauber ainda foi ultrapassada por Yana Belomoina, que ficou com o terceiro posto. A brasileira Jaqueline Mourão, nossa única representante na competição, fechou sua participação na 69º colocação.

 

Elite Masculino
 

A prova masculina começou em alta velocidade, com Nino Schurter e seu companheiro Lars Foster abrindo a primeira volta na liderança. Pouco atrás, Henrique Avancini ensaiando uma perseguição. Porém, na metade de primeira volta, a chuva chegou para bagunçar complemente a competição.

Com um tombo de Foster na agora super escorregadia pista, Nino viu-se sozinho na ponta no começo da segunda volta, o que resultou em vários atletas chegando no Campeão Mundial para formar um grupo de escapados. Porém, diferente da costumeira dominância de Nino, a liderança rapidamente foi assumida por Mathias Flückiger - ele assumiu a ponta na metade da segunda volta, trazendo apenas Jordan Sarrou em sua roda. Mais ou menos neste momento, Avancini sofreu um furo de pneu e acabou perdendo muito tempo.

A situação seguiu assim até o final da terceira volta, quando Flückiger largou Sarrou para trás. Na perseguição, Mathieu Van der Poel acelerou para chegar e ultrapassar Nino, que ainda foi ultrapassado por Florian Vogel, caindo assim para a quinta colocação no começo da quinta volta. 

Na abertura da sexta e última volta, Flückiger tinha 28 segundos de vantagem sobre Sarrou, que vinha lentamente perdendo terreno para Van der Poel. O holandês recuperou cerca de 20 segundos para alcançar e ultrapassar seu adversário na metade da última volta, conquistando assim o segundo lugar. No fim, Flückiger confirmou a vitória, enquanto Nino sofria para cruza a meta em sexto lugar, atrás ainda de Vogel em quinto e Carod em quarto. Henrique Avancini fechou na décima oitava colocação. 

 

Resultados - Elite Masculino
 

1 - Mathias Flückiger 
2 - Mathieu Van der Poel 
3 - Jordan Sarrou
4 - Titouan Carod
5 - Florian Vogel
6 - Nino Schurter
18 - Henrique Avancini

 

Resultados - Elite Feminino
 

1 - Kate Courtney
2 - Jolanda Neff
3 - Yana Belomoina
4 - Anne Tauber
5 - Anne Terpstra
69 - Jaqueline Mourão

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo