Como escolher uma Bicicleta de Estrada

 

É comum ver anúncios de novos modelos e marcas de bicicleta de estrada com 100 razões para você parar o que está fazendo e ir imediatamente comprar a nova bicicleta.

 

Mas adquirir uma Speed exige muita atenção e pesquisa. Para começar, é importante levar em consideração o tipo de uso que fará da bicicleta, se a utilizará para competição (Endurance ou Triatlo, por exemplo), ou simplesmente pelo prazer de pilotar ou treinar em uma bicicleta de estrada.

 

A definição do tipo de prática o/a levará numa direção correta. Tendo isto em mente, faça pesquisas antes de escolher a bicicleta para não gastar todas as suas economias, afinal, todos somos induzidos a querer bicicletas de carbono e componentes de última geração, mas será que isto é realmente necessário?

 

Selecionando a bicicleta

 

Antes de pensar no tipo de material utilizado na construção da bicicleta (alumínio, aço, carbono), é prioritário escolher a geometria que mais lhe atenderá nos quesitos de conforto e aerodinâmica.

 

Quando for escolher uma bicicleta, olhe primeiro os ângulos e depois os materiais.
Por exemplo:

  • 1. Quanto mais íngreme o ângulo do tubo principal, mais responsiva será a bicicleta;

  • 2. Se o ângulo do tubo principal é mais reto, mais estável a bicicleta será, e terá menos sprint.

Observe os ângulos do canote em relação aos pedais, o comprimento do chainstay, distância entre os eixos. Cada angulação e medida lhe dará diferentes experiências de pedalada para diferentes práticas.

 

Um quadro de carbono pode ser mais leve que um quadro de alumínio, mas que tipo de prática você está fazendo?

 

Você é um/uma atleta que precisa de uma bicicleta com grande rigidez, ou você é um peso pluma alpinista que vai escalar os altos pontos de montanha?

 

Além disto, considere também seu biótipo. Você é todo(a) troncudo(a) e pesado(a) ou esguio(a) e leve?

 

“QUANDO FOR ESCOLHER UMA BICICLETA, OLHE PRIMEIRO OS ÂNGULOS E DEPOIS OS MATERIAIS.”

 

Importantíssimo comprar o quadro no tamanho adequado para a sua estatura. Não aceite um quadro maior ou menor ao seu tamanho achando que fará os ajustes e tudo ficará bem. Você deve ter uma bicicleta correta para a sua altura. Porque aceitar fazer uma adaptação em uma bicicleta de tamanho errado? Você tem o direito de ter a melhor experiência com a pilotagem de uma bicicleta de estrada e para tanto um quadro no tamanho correto fará uma enorme diferença.

 

Uma rápida olhada nos preços

 

O preço da bicicleta depende de muitos fatores. Quadros de carbono têm diferentes qualidades e espessuras, que determinam a variação nos preços.

 

Tubos de alumínio têm diferentes séries e existem diferentes tipos de tubos de aço que afetam grandemente a relação da força x peso.

 

Tenha em mente que os componentes se desgastam, mas os quadros duram muito mais tempo.

 

Quando você estiver em dúvida entre um quadro de carbono mais barato com componentes de melhor qualidade ou um quadro mais caro com componentes mais simples, sempre escolha o melhor quadro. Você pode substituir os componentes mais tarde.

 

Outras partes da bicicleta

 

Fique atento(a) ao selim e também às áreas de apoio do guidão.

 

Faça um body geometry fit, que é o ajuste da bicicleta a seu corpo, para conseguir o melhor ajuste da bicicleta para o seu estilo de pedalada e para as dimensões do seu corpo.

 

Neste processo, o profissional o/a ajudará a escolher o selim que melhor se adequará a seu corpo, aos ossos do assento (ísqueos), assim como também o/a ajudará escolher a largura correta do apoio do seu punho.

 

Conclusão

 

A escolha de uma bicicleta vai muito além de olhar o anúncio e se basear pela cor ou pela bicicleta top do mercado.

 

Dedique um tempo para pesquisar os ângulos e componentes e pense a respeito do tipo de pedalada (aplicação) que fará com a bicicleta.

 

E, sempre, sempre experimente antes de comprar.

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME