Bikemagazine vai ao Giro E, o Giro D’Itália com e-bike

 

O Giro E, o Giro D’Itália com bikes elétricas, terá dez equipes com seis participantes em cada uma, 18 etapas, 60 ciclistas, 1.829km de distância e 43.546m de altitude acumulada. A prova, que vai começar dia 12 de maio e terminar dia 1º de junho, é o primeiro Grand Tour com e-bikes da história. E o Bikemagazine estará na disputa, integrando a equipe da italiana Agenzia Nazionale del Turismo, que aproveitou a oportunidade para convidar jornalistas de todo o mundo para se alternarem nas etapas e contar sua aventura.

 

Os participantes vão pedalar nas mesmas estradas por onde o pelotão da 102ª edição do Giro D’Itália vai passar e experimentar algumas das mesmas emoções, como assinar a lista de presença no pódio no início das etapas e cruzar a mesma linha de chegada do pelotão Pro. No total, são 18 etapas, com percurso máximo de 115km e velocidade máxima de 25km/h. Apesar das chegadas serem no mesmo local das etapas do Giro, o local das largadas serão diferentes e não haverá as três disputas de contrarrelógio.

 

Apesar de não ser uma competição, no final de cada etapa, com base nos resultados, quatro camisas serão distribuídas: Viola (violeta) para a classificação geral, Laranja para regularidade, Vermelho para sprint e Verde para o melhor jovem. A classificação das camisas também segue regras próprias e são destinadas à equipe e serão sempre vestidas pelo capitão do time.

 

Todo participante será monitorado por GPS e em cada etapa haverá desafios específicos, como manter certa velocidade média em determinado trecho de subida, limite de velocidade máxima em alguns trechos escolhidos e sprints de chegada. E também haverá penalizações ou bônus.

 

Entre os participantes já confirmados estão campeões de diferentes épocas. Do mundo do ciclismo estarão Gianni Bugno e Felice Gimondi e as ex-campeãs mundiais Edita Pučinskaitė, Regina Schleicher e Diana Žiliūtė. Há ainda uma equipe Sub 23 e uma formada por atletas da equipe da Olimpíada de Inverno Milano Cortina 2026, que reúne  Antonio Rossi, Dominik Paris, Jury Chechi, Alessandra Sensini e Christian Zorzi.

 

Seis marcas de bicicletas elétrica estarão presentes e os organizadores esperam que, no primeiro grande evento mundial de e-road bikes, as performances de cada uma sirvam de comparação sobre as diferentes escolhas técnicas que fundamentam os vários projetos hoje no mercado. Além da Pinarello, com o modelo Nytro, estarão presentes as marcas De Rosa, Epowers, Olmo, Trek e Fusion.

 

“O Giro E é um evento que vai realçar a beleza da Itália e permitir que os participantes desfrutem de paisagens de tirar o fôlego e da atmosfera do Giro D’Itália”, afirma Paolo Bellino, CEO da RCS, organizadora do Giro D’Itália, e idealizador da prova com e-bikes.

 

AS EQUIPES
 

Agenzia Nazionale del Turismo
Bike For Dream
Castelli-Segafredo
Pinarello
Mediolanum
De Rosa
Toyota
Milano Cortina 2026
Epowers Factory Team
Kilocal-Selle SMP

 

Patrocinador máster: Enel X
Carro oficial: Toyota
Patrocinador alimentar: NamedSport

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo