Andar de bicicleta vai fazer parte do currículo escolar

 

A medida está prevista na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa cujo objetivo é que, até 2030, haja 15 vezes mais portugueses a deslocar-se de bicicleta.

 

O Governo pretende que Portugal pedale 15 vezes mais até 2030 e, para isso, vai tornar obrigatória a aprendizagem de andar de bicicleta para as crianças a partir do ensino básico, integrado na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa.

 

Segundo o Sábado, José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, disse que “As crianças têm uma capacidade de sensibilização enorme. Todos os alunos terão a oportunidade de aprender a pedalar, num processo de formação faseado ao longo dos vários níveis de escolaridade. A educação para a mobilidade ativa e sustentável, e para a cidadania rodoviária será providenciada a partir do pré-escolar, e continuada nos níveis seguintes, incentivando o uso partilhado e responsável do espaço público”.

 

O objetivo passa por, no 1.º ciclo, as aulas serem em contexto protegido, e nos 2.º, 3.º ciclos e secundário com uma passagem para o espaço público. Haverá um “quadro de referência nacional para ensinar a pedalar”, com “desenvolvimento de competências para pedalar em condições de conforto e segurança, em contexto protegido (nível básico) e em meio rodoviário (nível avançado)”. Desta forma, será necessário formar e certificar monitores.

 

O objetivo é que 7,5% dos portugueses utilizem a bicicleta para se deslocarem – atualmente, apenas 0,5% o faz.

 

O Governo pretende aumentar de 2.000 para 10.000 os quilómetros de ciclovia e quer investir em campanhas e ações de formação sobre segurança para reduzir para metade o número de acidentes com peões e ciclistas.

 

O Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade revelou ainda que que até 2030 o Estado quer que “todos os portugueses tenham a perceção de que o modo ciclável não só é bom para eles como para o ambiente”.

 

Fonte: Sábado

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo