Nova tecnologia vai permitir que bikes e carros "conversem" no trânsito

February 28, 2019

 

É uma promessa de diminuir consideravelmente o número de colisões e atropelamentos

 

Empresas fizeram em Barcelona, no último domingo, uma demonstração com a rede 5G, com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito. A nova tecnologia empregada no teste usou o protocolo universal “celular-veículo para qualquer objeto” (C-V2X).

 

Na apresentação, o motorista que estava prestes a fazer uma conversão recebeu o aviso da presença de um pedestre atravessando a rua logo após o retorno, assim como uma bike informou a sua presença ao motorista.

 

Resumindo, a nova tecnologia permite rastrear esses “obstáculos”, que não precisam mais estar perceptíveis aos sensores instalados nos veículos – uma promessa de diminuir consideravelmente o número de colisões e atropelamentos.

 

A nova tecnologia poderá ser incorporada ainda aos carros autônomos, o que significa que não dependerá do motorista para a tomadas de decisões como evitar acidentes e salvar vidas.

 
Funcionamento da nova tecnologia

 

O sistema depende da exatidão da localização dos envolvidos, algo que ainda não é disponível na geolocalização de celulares. Por isso, postes e semáforos são importantes para mandar a localização exata dos pedestres.

 

Por enquanto, o equipamento tem o tamanho de uma necessaire grande, mas segundo Mercedes Fernandes, gerente da Telefonica (empresa que coordenou a demonstração), é questão de tempo até se tornar pequeno e leve para ser transportado em uma bike.

 

Sem dúvida, um uso de tecnologia sensato, voltado a humanizar o caos urbano.

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME