Holanda constrói estacionamentos subterrâneos para Bicicletas

 

17 milhões de habitantes e 23 milhões de bicicletas. Esta é a realidade da Holanda que decidiu construir estacionamentos subterrâneos para que as pessoas possam estacionar as suas bicicletas. 

 

Em média, as famílias holandesas têm 3 bicicletas e já sabemos que é o país com mais bicicletas por habitante. O Governo dá vários incentivos para que as pessoas usem a bicicleta como meio de transporte e, além disso, aposta em infraestruturas adequadas.

 

Mas… Com tantas bicicletas, onde é que as pessoas as podem estacionar, sem ser na rua? Em estacionamentos subterrâneos. É a nova aposta da Holanda.

 

Os primeiros parques subterrâneos são nas grandes estações de comboios, como Utrecht e Haia. Utrecht já abriu o estacionamento para 12.500 bicicletas. Tem três andares, tem acesso pela rua e é possível percorrê-lo a pedalar até encontrar um lugar de estacionamento. Tem ainda um túnel que conecta com o pátio e as plataformas da estação de comboios.

 

O primeiro dia é gratuito. Tem ainda 700 bicicletas para alugar e está aberto 24h.

 

Em Haia estão a construir um parque de estacionamento idêntico, na estação central dos comboio, com capacidade para 8.500 bicicletas. A abertura está prevista para o final de 2019 e também terá o acesso através da rua.

 

Em Amsterdão, onde hoje a maior parte das bicicletas são estacionadas perto da estação, estão a construir desde 2018 um parque de estacionamento com capacidade para 7.000 bicicletas. Toda a área exterior será remodelada e, como nas outras duas cidades, a previsão é que a entrada fique na rua. Está previsto ser inaugurado dentro de cinco anos.

 

Segundo o El País, os três projetos estão a ser financiados pelo Governo.

 

Fonte: El País

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo