Um “aperitivo” de programa de exercícios também pode trazer benefícios

 

A falta de tempo não é mais desculpa; pesquisadores canadenses sugerem programa relâmpago de subida de escadas para aprimorar condicionamento cardiorrespiratório

 

Que a atividade física desempenha papel fundamental para a saúde, ninguém duvida, porém, quanto seria o mínimo necessário para alguém que não se exercita conseguir conquistar uma discreta melhora de condicionamento físico?

 

Essa é uma pergunta que a ciência vem tentando responder ao longo dos anos.

 

Não há dúvidas de que quanto mais nos exercitamos, melhor se torna nosso condicionamento físico e melhor se tornam nossos indicadores de saúde. Porém, para quem não gosta de praticar atividades físicas, são inúmeras as desculpas para não iniciar ou não continuar com um programa de exercícios. Dentre as principais desculpas, a falta de tempo certamente é a mais citada.

 

Justamente por conta disso, pesquisadores da Universidade McMaster no Canadá têm desenvolvido pesquisas a fim de encontrar uma relação de duração e intensidade suficiente para o exercício ser rápido e ao mesmo tempo trazer algum benefício.

 

Para isso, o modelo de estudo definido pelos pesquisadores foi o seguinte: voluntários foram solicitados a subir três lances de escada, o mais rápido possível, três vezes por dia, três dias por semana, por seis semanas. Os pesquisadores até sugerem o termo “um aperitivo” de programa de exercício para ilustrar a característica do modelo.

 

Receita do "aperitivo":

 

 

  • Três lances de escada

  • Três vezes por dia

  • Três dias por semana

  • Seis semanas

 

Os resultados dos estudos realizados até o momento confirmam que mesmo esse tipo de exercício de curtíssima duração já é capaz de promover uma modesta melhora no condicionamento cardiorrespiratório de indivíduos sedentários (medido através da determinação do pico de consumo de oxigênio).

 

É claro que subir três lances de escada três vezes por dia, três vezes por semana, por inúmeras razões, está longe de ser um programa adequado de atividade física, porém, é um primeiro passo bastante válido para quem busca adotar novos hábitos de vida a fim de se tornar mais saudável.

 

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

 

Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com. — Foto: EuAtleta

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME