Prepare-se: vem aí o Gran Fondo 2019

January 22, 2019

A prova, que acontece no Rio de Janeiro, é válida como etapa mundial de ciclismo amador da UCI

 

 

No dia 28 de abril acontece no Rio de Janeiro a 1ª etapa oficial da UCI Gran Fondo World Series, reconhecido como o “campeonato mundial de ciclismo amador”. Esta prova brasileira será em Mangaratiba (RJ), com percurso de 120 quilômetros de extensão e 2 mil metros de ascensão acumulada.

 

Mais de mil atletas – entre ciclistas amadores e profissionais – de diversos estados são esperados para pedalar nesta região de paisagem privilegiada, entre o mar e as montanhas.

 

“Criamos uma prova para ciclistas que gostam de desafios, mas também que curtem visuais deslumbrantes”, explica Gabriela Monteiro de Barros, organizadora do Grand Fondo e ciclista experiente.

 
Trajeto do Gran Fondo

 

A prova passará pela Serra do Piloto. De importância histórica, a antiga Estrada Imperial é uma antiga via de rodagem do Brasil. Sua construção data de 1856, com prédios antigos típicos do período colonial e algumas ruínas.

 

A estrada oferece uma vista linda para a Baía de Mangaratiba, permeada por quedas d’água como as cachoeiras dos Escravos e da Conceição de Jacareí. A região é, sem dúvida, uma das mais belas do Brasil, e está localizada nas proximidades da Rodovia Rio-Santos, entre a Serra do Mar e a Baía da Ilha Grande, a cerca de 100 km do Rio de Janeiro.

 
Grand Fondo — história

 

O termo “gran fondo” teve origem na Itália na década de 1970. É uma referência a um evento idealizado por um grupo de ciclismo da região de Cesenatico, na Costa Adriática da Itália, um lugar bem montanhoso.

 

Em 1971, esses ciclistas decidiram realizar um grande evento desafiador que contou com a participação de atletas como Fausto Coppi e o então jovem e promissor ciclista Marco Pantani.

 

Para os ciclistas em geral, o nome “gran fondo” significa um desafio físico e mental, uma prova dura. Porém, é uma competição que oferece também percursos mais leves, para mais gente poder participar e curtir os prazeres do verdadeiro ciclismo de estrada.

 
GRAN FONDO RIO DE JANEIRO 2019

 

QUANDO: 28 de abril de 2019
ONDE: Serra Piloto – Mangaratiba, Rio de Janeiro
MAIS INFORMAÇÕES: gfriodejaneiro.com.br 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME