Cuidados no calor: veja os que você deve ter ao praticar ciclismo no verão

 

Verão, sol e praia: combinação perfeita para descansar e pedalar. Apesar dessa época do ano oferecer vários benefícios para os ciclistas, é necessário ter alguns cuidados para usufruir de cada um deles com qualidade.

 

Pensando nisso, separamos algumas orientações para que você descubra como pedalar com segurança nessa estação. Quer descobrir quais são os cuidados no calor que você deve ter antes de partir para a sua próxima aventura? Então, continue a leitura! 

 

Cuide dos olhos 

 

Ter uma boa visibilidade é fundamental para praticar ciclismo com segurança. Portanto, antes de sair de casa, invista em equipamentos para proteção ocular. Dessa forma, você não estará protegido somente da alta luminosidade, mas também da poeira e da areia. 

 

Vista-se adequadamente

 

Embora o uso de bloqueadores e protetores solares esteja sempre presente no cotidiano de um ciclista, nunca é demais lembrar a importância desses produtos. Além de usá-los, não se esqueça de vestir uma roupa que permita ventilação, não acumule suor e proteja o seu corpo durante as pedaladas. 

 

Dê atenção ao vento 

 

Durante o verão, além do sol, o vento pode ser nosso maior inimigo no trajeto de bike. Nos dias em que os ventos estão mais fortes, gastamos mais energia para pedalar. No entanto, se você escolher o horário correto pra sair de casa, o seu percurso ficará mais fácil. 

 

Na estação mais quente do ano, o vento tende a ser mais forte por volta do meio-dia e no meio da tarde. Portanto, acerte o seu relógio e comece a sua jornada o mais cedo possível. O ideal é sair para pedalar às 5h30 da manhã. A regra vale também para as tempestades de verão, que raramente ocorrem no início do dia. 

 

Programe-se

 

Se você está sem pique para acordar tão cedo, pode descansar mais um pouquinho na cama. Todavia, não prolongue demais o sono, pois a partir das 10h da manhã há um super aquecimento corporal, que pode atingí-lo tanto nas trilhas como no asfalto. 

 

Equilibre sua alimentação  

 

Com a alta temperatura, aumenta a necessidade de ter uma alimentação saudável e uma hidratação correta, que facilita a assimilação dos nutrientes e permite que sejam sintetizados pelo organismo com mais agilidade. Aqui indicamos 10 alimentos que todos os ciclistas devem incluir em seu cardápio. 

 

Vale um alerta importante: tenha cuidado com os alimentos que são vendidos nas ruas, praias, clubes ou lanchonetes. Na maioria das vezes, eles não são armazenados corretamente e, por estarem expostos ao sol, podem trazer vários problemas para a sua saúde. 

 

Escolha o destino correto

 

Verão é um período de férias. Nessa época, geralmente, aumenta o número de automóveis nas estradas. Além disso, a pressa dos veículos, o excesso de álcool dos motoristas, a falta de estrutura nas rodovias e a má sinalização são alguns dos obstáculos que os ciclistas enfrentam nas ruas. 

 

Sendo assim, opte por pedalar em estradas com menos tráfego. Mesmo com a rota vazia, tenha atenção e, se possível, ande em grupos e use roupas coloridas. Dessa forma, você estará mais protegido e evitará acidentes. Não se esqueça dos capacetes e das luvas para pedalar com tranquilidade. 

 

Agora que você já sabe quais são os cuidados com o calor que você deve ter durante o verão, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais para que vocês comecem a pedalar juntos e em segurança!

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo