Retrospectiva: Confira 12 fatos que marcaram o Pedal em 2018

January 2, 2019

 

2018 foi um ano histórico para o Pedal, seja ele ciclismo de estrada, de pista ou mountain bike. Controle de dopping, ouro no Paraciclismo, Cape Epic, viagens e outros. O Pedal.com.br separou 12 grandes momentos do ano que marcaram nossas matérias, coberturas e artigos. Confira: 
 

1 - Ano histórico para o MTB brasileiro


O atleta Cannondale Racing Factory, Henrique Avancini, foi campeão Mundial de MTB Maratona em Auronzo, Itália, se consagrando o primeiro brasileiro com título mundial. Este ano, o campeão participou das dez etapas da Copa do Mundo UCI, sendo que em todas ficou entre os Top 20. Avancini conquistou o 1º, 2º e 3º lugares na prova de Short Track da Copa do Mundo, classificatória para o alinhamento do XCO na competição. Além disso, ficou duas vezes na quarta colocação, subindo no pódio do XCO da Copa do Mundo da UCI. O brasileiro finalizou em 4º lugar geral na competição, além de também ter sido campeão por equipe com a Cannondale Factory Racing. Avancini fechou o ano sendo o escolhido através de uma votação online como o ‘Atleta da Torcida’, no Prêmio Brasil Olímpico. 

 

2 - Brasil é Ouro no Mundial de Paraciclismo


Lauro Chaman conquistou o primeiro ouro nacional no Mundial de Paraciclismo. Ele sagrou-se campeão mundial de de Scratch 15km C4-5. Paulista de Araraquara, Lauro Chaman ficou com a primeira colocação ao superar o australiano Alistair Donohoe apenas no photofinish. Em terceiro lugar, ficou o holandês Daniel Gebru. 

 

3 - Cape Epic


A Ultra Maratona que leva os principais atletas do Mundo para a África do Sul teve momentos marcantes. Para o Brasil, Henrique Avancini começou o ano mostrando que ainda conquistaria muito pela frente, e alcançou o 3º lugar ao lado do companheiro de equipe e dupla, o alemão Manuel Fumic. Este ano, Fumic também levantou polêmica depois de ter colidir com o atleta Jeremiah Bishop. Venceram a competição Jaroslav Kulhavy e Howard Grotts (Investec Songo Specialized), seguido de Alban Lakata e Kristian Hynek (Canyon Topeak).

Além do brasileiro Avancini, Raíza Goulão (PMRA Racing Team) representou as mulheres ao lado da francesa Margot Moschetti conquistando o Top 5. Na categoria Máster, a bandeira verde-amarela subiu no pódio representada por Abraao Azevedo (Sandd A. Eagle AAZ) ao lado do atleta holandês Bart Brentjens. 

 

4 - Pan Americano

 

Este ano foram três ouros para o Brasil no Pan-americano de mountain bike que aconteceu na cidade colombiana, Pereira. Luiz Henrique Cocuzzi e Raiza Goulão cantaram o Hino Nacional no lugar mais alto do pódio. Além da Super Elite, a atleta Cadete B Feminina, Giuliana Morgen (Sense Factory Racing) também levou a medalha de Ouro para o Brasil.
 

5 - Viagens animais


Em um convite muito especial, fomos conhecer a sede da Trek em Waterloo. Além de pedalar pela região, ainda conhecemos alguns processos de produção e criação de algumas das bikes mais inovadoras do mercado. Além disso, fomos comer queijo e pedalar na maravilhosa Serra da Canastra, passamos alguns dias pedalando pelas incríveis montanhas da Suíça de elétrica e também demos uma passada no Taipei Cycle Show. 

 

6 - Nossos testes


Foi um ano com vários testes de bikes feitos pelo Pedal. Além dos primeiras impressões e testes de produtos variados, passamos alguns meses pedalando bikes como a Sense Impulse E-Trail, Sense Impact Race, Sense Rock Evo, Scott Spark 920, Scott Scale 980 e a Specialized Turbo Levo. Além disso, andamos com a Invictus da Sense, Santa Cruz Tallboy, Blur e Hightower, Specialized Chisel, Niner Air 9 RDO 3-Star e com a Sense Versa. Ainda estamos finalizando alguns testes que devem ir ao ar em Janeiro.

 

7 - Froome

 

O ano de 2018 começou complicado para o atleta da equipe Sky Chris Froome depois de ter passado pelo controle de dopping e estar com o dobro de concentração permitida de Salbutamol durante o controle de dopping na Vuelta 2017. Porém, Froome foi inocentado com base em informações da Agência Mundial Anti Doping (WADA), levando de quebra o Giro e terminando o Tour em terceiro.
 

8 - Tour de France

 

Depois de 21 etapas, o atleta galês da Sky, Geraint Thomas (Sky), sagrou-se campeão da grande volta francesa. Apesar de não ser estreante no lugar mais alto do pódio, esta foi a primeira vez que Geraint venceu um Grand Tour. 
 

9 - Campeonato Brasileiro de XCO

 

São Paulo foi o cenário do Campeonato Brasileiro de XCO 2018. A competição reuniu cerca de 300 atletas com idade a partir de doze anos, que disputaram o título nacional em 22 categorias. Os campeões brasileiros de XCO 2018 na Elite foram Henrique Avancini e Jaqueline Mourão, que voltou aos singles tracks este ano. 
 

10 - Audiência de XCO supera a de Downhill


Uma matéria publicada hoje no site norte-americano Pink Bike revelou que pela primeira vez desde que a Red Bull começou a transmitir provas de MTB, o número de espectadores das competições de Cross-Country Olímpico (XCO) foi maior do que os de Downhill. A matéria revelou ainda que a participação do Brasil tem sido expressiva nestes números. 

 

11 - Copa do Mundo UCI de MTB Eliminator

 

O Brasil recebeu pela primeira vez uma etapa Copa do Mundo UCI MTB de Eliminator. Esta foi a primeira vez que aconteceu uma Copa do Mundo da União Ciclística Internacional (UCI) na América Latina. Na ocasião, a atleta Team Groove, Marcela Lima foi a campeã. No Masculino, o holandês Jeroen Von Eck levou a melhor. O evento aconteceu em Congonhas e foi organizado pela Copa Internacional de MTB.
 

12 - Peter Sagan vence a Roubaix


O eslovaco Peter Sagan finalmente perdeu sua tri-camiseta de campeão mundial de ciclismo em 2018. Em compensação, ele venceu - dentre outras várias provas - a primeira Paris Roubaix de sua carreira ao atacar o pelotão a 53km da meta para buscar a fuga e vencer no sprint. 

E para você, qual foi o fato mais marcante de 2018?

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME