Consuma com moderação: ingestão exagerada de álcool está ligada ao ganho de peso a longo prazo

 

Muito utilizadas nas festas de fim de ano, as bebidas alcoólicas são fontes de calorias

 

Um artigo publicado este mês na revista científica Californian Journal of Health Promotion traz resultados de um interessante estudo sobre a repercussão dietética do consumo de álcool, assunto bastante pertinente para esta época do ano. O estudo indica que 65% da população estudantil dos Estados Unidos relata beber regularmente álcool, o que valoriza a importância de pesquisadores e profissionais abordarem os riscos e consequências associados a estes comportamentos.

 

Além das consequências imediatas da intoxicação alcoólica como aumento do risco de acidentes com veículos, existem consequências comportamentais e riscos para a saúde a longo prazo. O ganho de peso é um resultado insalubre de longo prazo associado ao consumo frequente de álcool.

 

Apesar do álcool não ser considerado um nutriente, ele produz sete calorias para cada grama consumida. Consequentemente, as bebidas são uma fonte de calorias vazias, por oferecer energia significativa sem valor nutricional. A cerveja por exemplo contém aproximadamente 150 calorias.

 

Se um indivíduo consumir cinco cervejas, ele terá consumido 750 calorias, que compreende mais de um terço (37,5%) da necessidade calórica diária para uma dieta de 2000 calorias, aumentando o potencial de desequilíbrio energético e consequentemente do ganho de peso. Uma parcela significativa da população consome mais de cinco bebidas em uma sessão e algumas bebidas contêm substancialmente mais de 150 calorias por dose.

 

Diante de tais evidências, a preocupação com o ganho de peso nas festas de final de ano fica bastante evidenciada, e com certeza boa parte desse “prejuízo” deve ser atribuido ao consumo de bebidas alcoólicas. Nunca é demais recomendar moderação, e além disso, pagar pelo menos um pouco da conta calórica com a prática de uma atividade física no dia seguinte.

 

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

 

Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com. (Foto: EuAtleta)

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME