Cicloturismo com foco nas Unidades de Conservação

 

Planejamento, gestão e monitoramento de circuitos de cicloturismo em Unidades de Conservação. Este foi o tema principal do ll Encontro Desenvolvimento do Cicloturismo, que aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro e contou com a participação da Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca.

 

O evento contou com ciclos de palestras e mostras acadêmicas, todos voltados ao ciclismo e ao cicloturismo, uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta.

 

Nosso Diretor Executivo, Roberto Nascimento, foi convidado pela organização do evento e apresentou o case Programa Ciclista Amigo do Parque, criado especialmente para esse público, que corresponde aproximadamente à metade dos nossos associados. Foram citadas todas adaptações e benefícios feitos pela Amigos pensando neste público . Como, por exemplo, a criação de um Grupo de Trabalho Ciclista Amigo do Parque; identidade visual exclusiva,, conteúdos específicos para redes sociais e mailing; e, por fim, a realização da enquete “Melhorias Prioritárias para Ciclistas Usuários do Parque Nacional da Tijuca”, resultando no Projeto Revitalização de Fontes e Bicas no Parque [link]

 

Em outro dia, o Chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro, juntamente com Pedro da Cunha e Menezes, ex-Chefe do Parque Nacional da Tijuca, um dos  principais incentivadores da criação de trilhas de longo curso no Brasil e conselheiro consultivo da Amigos do Parque participaram de palestras contando suas experiências e falando sobre o potencial das Unidades de Conservação brasileiras para a atividade do cicloturismo. Ernesto também contou como foi a implantação dos circuitos de mountain bike no Parque Nacional da Tijuca, apresentando estes circuitos aos participantes do evento e lembrou que este foi um apelo dos próprios ciclistas, que até então não tinham um local específico e oficial para a prática da modalidade.

 

O atual Chefe do Parque falou também do apoio da Associação dos Amigos do Parque durante os trabalhos, tornando viável a conexão com uma empresa que executou a adequação das trilhas já existentes no Parque à prática do mountain bike.

Roberto Nascimento, Pedro da Cunha e Menezes e Ernesto Viveiros  / Foto divulgação

 

Eventos deste tipo são importantes pois mostram que as Unidades de Conservação, além de preservar o meio ambiente, são também um local da prática de esportes e diversas outras atividades sendo, assim, um elo fundamental para a conexão da população e a natureza, e, como bem diz o nosso lema, do bem viver na cidade.

 

No site e redes sociais do evento estão disponibilizadas as fotos e resultados das mostras acadêmicas, e ainda dá para ver tudo que aconteceu nos dois dias de atividades através das postagens recentes. Confira mais abaixo!

 

E você, é ciclista? Faça parte desse time e seja você também um Ciclista Amigo do Parque! Você contribui com a conservação, proteção e promoção do Parque Nacional da Tijuca, e tem como benefício, por exemplo, a entrada às 7hs no Setor Floresta do Parque a pé e/ou de bicicleta.

 

II Encontro Desenvolvimento  do Cicloturismo

 

Site: https://webplanett.wixsite.com/iiedesc/programacao-1
(clicando nos títulos sublinhados é possível ter acesso às apresentações)

Facebook: https://www.facebook.com/encontrodecicloturismo/

Instagram: https://www.instagram.com/encontrodecicloturismo/

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME