Cicloturismo com foco nas Unidades de Conservação

 

Planejamento, gestão e monitoramento de circuitos de cicloturismo em Unidades de Conservação. Este foi o tema principal do ll Encontro Desenvolvimento do Cicloturismo, que aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro e contou com a participação da Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca.

 

O evento contou com ciclos de palestras e mostras acadêmicas, todos voltados ao ciclismo e ao cicloturismo, uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta.

 

Nosso Diretor Executivo, Roberto Nascimento, foi convidado pela organização do evento e apresentou o case Programa Ciclista Amigo do Parque, criado especialmente para esse público, que corresponde aproximadamente à metade dos nossos associados. Foram citadas todas adaptações e benefícios feitos pela Amigos pensando neste público . Como, por exemplo, a criação de um Grupo de Trabalho Ciclista Amigo do Parque; identidade visual exclusiva,, conteúdos específicos para redes sociais e mailing; e, por fim, a realização da enquete “Melhorias Prioritárias para Ciclistas Usuários do Parque Nacional da Tijuca”, resultando no Projeto Revitalização de Fontes e Bicas no Parque [link]

 

Em outro dia, o Chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro, juntamente com Pedro da Cunha e Menezes, ex-Chefe do Parque Nacional da Tijuca, um dos  principais incentivadores da criação de trilhas de longo curso no Brasil e conselheiro consultivo da Amigos do Parque participaram de palestras contando suas experiências e falando sobre o potencial das Unidades de Conservação brasileiras para a atividade do cicloturismo. Ernesto também contou como foi a implantação dos circuitos de mountain bike no Parque Nacional da Tijuca, apresentando estes circuitos aos participantes do evento e lembrou que este foi um apelo dos próprios ciclistas, que até então não tinham um local específico e oficial para a prática da modalidade.

 

O atual Chefe do Parque falou também do apoio da Associação dos Amigos do Parque durante os trabalhos, tornando viável a conexão com uma empresa que executou a adequação das trilhas já existentes no Parque à prática do mountain bike.

Roberto Nascimento, Pedro da Cunha e Menezes e Ernesto Viveiros  / Foto divulgação

 

Eventos deste tipo são importantes pois mostram que as Unidades de Conservação, além de preservar o meio ambiente, são também um local da prática de esportes e diversas outras atividades sendo, assim, um elo fundamental para a conexão da população e a natureza, e, como bem diz o nosso lema, do bem viver na cidade.

 

No site e redes sociais do evento estão disponibilizadas as fotos e resultados das mostras acadêmicas, e ainda dá para ver tudo que aconteceu nos dois dias de atividades através das postagens recentes. Confira mais abaixo!

 

E você, é ciclista? Faça parte desse time e seja você também um Ciclista Amigo do Parque! Você contribui com a conservação, proteção e promoção do Parque Nacional da Tijuca, e tem como benefício, por exemplo, a entrada às 7hs no Setor Floresta do Parque a pé e/ou de bicicleta.

 

II Encontro Desenvolvimento  do Cicloturismo

 

Site: https://webplanett.wixsite.com/iiedesc/programacao-1
(clicando nos títulos sublinhados é possível ter acesso às apresentações)

Facebook: https://www.facebook.com/encontrodecicloturismo/

Instagram: https://www.instagram.com/encontrodecicloturismo/

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo