Dores no joelho ao pedalar, o que pode ser?

 

Uma das queixas mais comuns de pessoas que praticam ciclismo são dores no joelho, embora seja verdade que, para a reabilitação da maioria das lesões que ocorrem no joelho é recomendado o ciclismo, pois é um exercício que, feito da maneira correta, fortalece o joelho. Além disso, a bicicleta tem uma vantagem muito importante em relação à corrida e é a ausência de impactos no joelho.

 
Causas que podem causar dor no joelho.

 

O mau posicionamento na bicicleta é o principal motivo para as dores no joelho enquanto pedala. A seguir descreveremos qual deve ser a postura ideal para andar de bicicleta e, assim, evitar o desconforto.

 

A altura do selim deve ser colocado na posição em que o joelho quando flexionado (com o pedal para cima) fica em um ângulo de 80 graus, e a perna quando esticada (pedal para baixo), o joelho tem um ângulo de cerca de 150 graus. Se quando pedalamos a parte anterior do joelho dói, pode ser porque o selim está em uma posição muito baixa. No entanto, se a parte de trás do joelho dói, pode ser indicativo de que o selim está muito alto.

 

Outro ponto no qual podemos sofrer dores no joelho é a horizontalidade do selim, isto é, quão avançada ou atrasado ele está. A posição ideal do selim deve ser aquela em que, quando estamos com os dois pedais paralelos ao solo a patela está perfeitamente alinhada com a área do pé que suporta o pedal, ou seja, alinhado com o eixo do pedal.

 

Finalmente, outra causa que pode causar dor no joelho é a colocação dos tacos na sapatilha. O taco deve ser colocado de forma que o pé fique de forma natural no pedal, para evitar a transmissão de tensão para o joelho. Os tacos são ajustados de acordo com 3 movimentos:

 

- Movimento longitudinal: este é o movimento que nos permitirá ultrapassar ou atrasar o taco em relação ao eixo do pedal. Para fazer isso devemos localizar o osso metatarso do pé, e olhando de cima temo que verificar se o osso está à frente do eixo do pedal. Com isso asseguramos que o ponto de pressão no pedal é o mesmo quando apoiamos o pé quando estamos caminhando, por isso é uma posição natural para o pé.

 

- Movimento lateral: este movimento é o que nos permite mover o taco para o interior ou para o exterior da sapatilha, e nos permitirá uma maior ou menor amplitude de movimento. Se quando pedalando os joelhos movem em direção ao quadro da bicicleta devemos colocar os tacos no lado de fora da sapatilha, e se em vez disso, os joelhos tendem a abrir, coloque os tacos na parte interna da sapatilha.

 

- Rotação: a rotação é a orientação que damos ao calcanhar, mais para fora ou mais para dentro em relação ao pé de vela. Temos que colocá-los em uma posição em que fique confortavelmente durante a pedalada.

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo