As 5 subidas mais difíceis do Rio de Janeiro

As subidas mais difíceis do Rio de Janeiro – Depois algum tempo, voltei a escrever na série de subidas mais difíceis do Brasil.

Alipas, se você quiser ver listas das subidas mais difíceis do Brasil basta acessar esta página. E agora chegou a vez do Rio!

E não é a toa que esse foi o terceiro estado escolhido para ser rankeado: o Rio tem alguns dos pontos mais altos do Brasil. Não só pelo fato de certa de 15% da Serra da Mantiqueira estar no Rio de Janeiro, mas também por outros pontos altos, como a Serra dos Órgãos.

Foi um trabalho extenso e de muita investigação, mais uma vez utilizando o Strava como aliado para as pesquisas. Deixarei as informações de como funcionou a metodologia para rankear as subidas abaixo da lista. Agora vamos direto ao ponto:

5ª – Subindo na capital

A quinta colocada em nossa lista sobe por longos 7 quilômetros na capital do estado. Não é a única vez que uma subida da cidade do Rio de Janeiro figura entre as 100 subidas mais difíceis do Brasil, mas a subida da Sera do Mendanha é a primeira da cidade e a quinta do estado.

A dura inclinação média de 9% e seus mais de 600m de ganho de elevação são um desafio para qualquer ciclista.

Ah! Vá de mountain bike. A estrada é de terra!

– Ranking nacional: 39ª – Distância percorrida: 7,58km – Ganho de elevação: 683m – Inclinação média: 9,01% – Ponto mais alto: 736m – Superfície: Terra – Pontuação Final: 19,50

(Veja o segmento no Strava da Serra da Mendanha)

4ª – A subida mais dura de asfalto do estado

A nossa próxima subida é a 4ª mais difícil do Rio de Janeiro. No entanto, é a número 1 entre as subidas com superfície inteira em asfalto do estado e a 3ª subida toda de asfalto mais difícil do Brasil.

Com incríveis 800 metros de ganho de elevação, a conhecida subida da Serra de Teresópolis começa no município de Guapimirim e avança por cerca de 15 longos quilômetros serra acima.

– Ranking nacional: 31ª – Distância percorrida: 15,1km – Ganho de elevação: 866m – Inclinação média: 5,73% – Ponto mais alto: 920m – Superfície: Asfalto – Pontuação Final: 20,00

(Veja o segmento no Strava da Serra de Teresópolis)

3ª – A subida mais íngrime do Rio

É, meus amigos, aqui é onde você ve quem tem perna – ou pelo menos um cassete com cogs bem generosos. A subida da Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu possui a maior inclinação média da lista: insanos 12,6%.

O que dá a ela essa inclinação bastante expressiva – até mesmo no ranking nacional – é que em menos de 7 quilômetros ganha-se mais de 800 metros de elevação. Sem dúvida: vá de mountain bike.

– Ranking nacional: 16ª – Distância percorrida: 6,5km – Ganho de elevação: 819m – Inclinação média: 12,60% – Ponto mais alto: 862m – Superfície: Terra – Pontuação Final: 22,11

(Veja o segmento no Strava da Serra do Vulcão)

2ª – Subindo com o oceano nas suas costas

Se eu tivesse organizado esta lista lá por volta do ano 2005, a subida de Paraty para Cunha teria obtido ainda mais pontos, já que agora sua superfície é em bloquetes e não mais de terra.

Com mais de 17km de extensão e mais de 1500m de ganho de altitude, a subida da Serra da Bocaina em Paraty é um colosso. Some a isso a alta umidade relativa do ar na região e temos a vice-campeã.

Mais uma mostra de como ela é dura? Ela é também a segunda subida mais difícil do país! Uau.

– Ranking nacional: 2ª – Distância percorrida: 17,3km – Ganho de elevação: 1504m – Inclinação média: 8,69% – Ponto mais alto: 1525m – Superfície: Bloquetes – Pontuação Final: 34,97

(Veja este segmento no Strava da Serra de Paraty para Cunha)

1ª – Um colosso na Serra da Mantiqueira

A nossa primeira colocada é a subida para a entrada do Parque Nacional do Itatiaia, vindo pelo Rio de Janeiro, não por Minas.

Só a subida para a Garganta do Registro já figuraria entre as 5 subidas mais difíceis do Rio de Janeiro. Esse segmento, no entanto, não para lá, continuando até a portaria da parte alta do Itatiaia.

Imagina sair para pedalar com os amigos, percorrer 70 quilômetros e pegar apenas uma subida e uma descida, subir uma montanha num ritmo de 10k/h e, sem parar, demorar mais de 5 horas para terminar.

Se isso não te convenceu, que tal essa: a estrada que liga à entrada do Parque é também a mais alta do país!

– Ranking nacional: 1ª – Distância percorrida: 35,81km – Ganho de elevação: 1914m – Inclinação média: 5,35% – Ponto mais alto: 2449m – Superfície: parte em terra e parte em asfalto – Pontuação Final: 38,28

(Veja o segmento no Strava da Serra para a portaria do PNI)

Se você se interessou e quer continuar explorando o assunto, recomendo que conheça o Guia das 100 Subidas Mais difíceis do Brasil. Lá você encontrará não só uma lista com as subidas, mas um guia completo de onde estão as subidas, como chegar, qual o grau de dificuldade, superfície e muito mais:

Se preferir continuar explorando o assunto de forma gratuita, preparei uma versão “mini” do guia, om as 5 primeiras subidas mais difíceis do Brasil.

Posts Em Destaque
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.