A cidade que dá cerveja e sorvete grátis a quem usa bicicleta ou transporte público

 

Sistema de recompensa pelo uso de alternativas de transporte que reduzem a poluição no planeta foi implantado pela cidade de Bolonha, na Itália, e tem feito o maior sucesso.

 

Andar de bicicleta nunca havia sido tão gratificante.

 

A cidade de Bolonha, no norte da Itália, criou um sistema de recompensa para os cidadãos que usam bicicleta ou transporte público em vez de carro particular - como forma de conter a poluição provocada pela emissão de gases causadores do efeito estufa que têm cada vez mais impulsionado o aquecimento do planeta.

 

É assim, por meio da iniciativa, que muitos ciclistas recebem cervejas, ingressos de cinema e outros "brindes" em troca de viagens que realizam pedalando.

 

Tudo é feito por meio de um aplicativo, chamado Bella Mossa, que pode ser traduzido como "Bom Trabalho".

 

O idealizador é o italiano Marco Amadori, um urbanista que lançou a ideia no ano passado para tentar tornar os transportes ecologicamente sustentáveis ​​mais atraentes.

 

"Pela primeira vez fomos capazes de envolver todo mundo. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou ônibus e receber uma recompensa", explicou Amadori a uma equipe da BBC que viajou para Bolonha.

 

Como funciona

 

O sistema é simples. O usuário baixa o aplicativo, registra as viagens que faz em transporte público ou de bicicleta e, em seguida, troca os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao programa.

 

Mas, cuidado: o aplicativo também detecta trapaças. Com um sistema de GPS, ele consegue rastrear a velocidade e a duração da viagem para conferir se estão de acordo com os selecionados no aplicativo.

 

Além disso, o sistema não recompensa a distância percorrida, mas a assiduidade.

 

Desta maneira, os pontos são obtidos por viagem, e não por quilometragem, para estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo o maior número de vezes possível.

 

Até quatro viagens podem ser registradas por vez pelo usuário.

 

Ao final do trajeto, o aplicativo mostra o quanto de CO2 (dióxido de carbono) - um dos gases causadores do aquecimento global - deixou de ser emitido por terem escolhido o meio alternativo de locomoção.

 

Uma equipe da BBC viajou a Bolonha para verificar como funcionava o mecanismo e averiguou que são necessárias aproximadamente oito viagens para se obter um sorvete grátis.

 

Resultados

 

O sistema, financiado com recursos da União Europeia e da prefeitura de Bolonha, funciona apenas seis meses por ano, mas em 2017 o sucesso foi indiscutível.

 

Ao longo do período, foram registrados 3,7 milhões de quilômetros e até 16 mil cupons foram trocados.

 

Para o sucesso da iniciativa, é vital a colaboração do comércio local - com mais de uma centena de estabelecimentos cadastrados no programa -, mas também a participação dos cidadãos.

 

"Ela estimula as pessoas a fazerem uma atividade física e isso é sempre bom para a saúde", defende uma usuária chamada Elisa. Outro, Fabio, afirma que aderiu "porque é divertido, mas também pelos pontos" que ganha em troca.

 

* Esta reportagem é uma adaptação de um vídeo produzido por Amelia Martyn-Hemphill e Nicola Kelly para o BBC World Hacks, canal online da BBC que apresenta ideias para tornar o mundo melhor e verifica se elas funcionam.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME