Como o limiar anaeróbico se difere do VOmax

No treino de alta intensidade dois termos estão muito presentes, o limiar anaeróbio e o VOmax. Ambos os termos estão relacionados ao treinamento de alta intensidade, que pode ser dividido em três zonas, o limiar anaeróbio e o VOmax supracitados e uma terceira zona que seria a intensidade máxima.
Veremos quais consequências o treinamento tem trabalhando na área do limiar anaeróbio e no VOmax, para poder decidir em que área trabalhar de acordo com o que queremos alcançar com esse treinamento.
Zona limiar anaeróbica
A zona limiar é o que entendemos como a intensidade máxima que pode ser mantida na bicicleta por uma hora. Para saber qual é o limite, seria ideal fazer um teste de uma hora e ver quais são as pulsações e / ou a média de watts durante esse tempo. Essas pulsações médias e / ou watts serão o nosso limiar anaeróbico.
Fazer um teste de uma hora na intensidade máxima em certas ocasiões pode ser complicado, o mais comum é fazê-lo em um teste de 20 minutos. As pulsações e / ou watts médios terão que ser multiplicados por um fator de correção de 0,90, e o resultado será nosso limite.
Treinando na zona limiar, o corpo usa a rota aeróbica muito intensamente, embora a via enérgica também seja ativada com o aparecimento de ácido lático. O que se conseguirá com este tipo de treinamento é aumentar os depósitos de glicogênio dos músculos, isto é, o tanque de gás ficará maior. E também aumentará o consumo de gorduras em nosso corpo ao atingir taxas médias.
Zona do VOmax
Esta é a zona de treinamento em que nosso corpo consome mais oxigênio. Para saber qual é a sua Zona do VOmax o ideal é realizar um teste de esforço com um cardiologista.
Trabalhar nesta zona você terá uma melhoria no consumo de oxigénio e também na eficiência energética.