Descubra como o exercício ajuda você a ser mais produtivo no trabalho

A atividade física entrega inúmeros benefícios para o corpo e a mente e liberar seu potencial profissional é um deles

 

Quanto mais constante for sua rotina de treinos, os resultados no fim do mês serão ainda melhores – na balança, no bem-estar e nas metas do trabalho. “Quem treina aumenta a disposição, autoestima e, além de combater o cansaço diário, ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Assim, o rendimento físico e mental será ainda melhor em todas as áreas da vida, inclusive no campo profissional”, diz Cau Saad, educadora física, de São Paulo.

 

1. Ajuda o cérebro e o corpo a lidar com situações estressantes

 

A pressão do trabalho tem você desgastado? Começar o dia se exercitando pode ser a melhor forma para enfrentar a rotina intensa de trabalho. O tipo de atividade física e o tempo de duração são fatores importantes, já que o exercício é uma forma de estresse para o corpo e libera o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. No entanto, os níveis naturais de cortisol são elevados durante a manhã e por isso os treinos intensos são mais eficientes quando realizados nas primeiras horas do dia para se adaptarem ao ciclo natural do nosso organismo, entregando mais energia ao longo do dia. Já à a noite, prefira exercícios menos intensos. Mas se esse é o único horário que tem livre, deixe o cross training ou as aulas de spinning de lado e prefira a musculação ou ioga, por exemplo. Apesar do trabalho muscular intenso, também estimula o fluxo respiratório e à acalmar os pensamentos.

 

2. Você ganha qualidade no sono

 

O exercício físico vai deixá-lo cansado e ao mesmo tempo aliviar a tensão mental, o que ajuda a ter um sono mais profundo. Porém, exercícios muito intensos, principalmente à noite, podem ter efeito contrário e alterar os padrões hormonais do organismo, deixando o cérebro alerta demais para um sono tranquilo.

 

3. A concentração melhora

 

A atividade física aumenta o fluxo de sangue assim como o líquido cefalorraquidiano que que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnóideo. A curto prazo, a produtividade aumenta, à longo prazo exercitar-se regularmente mantém a oxigenação sanguínea, melhorando a concentração, a memória e a coordenação conforme envelhecemos.

 

4. Reduz a ansiedade e estresse

 

Quando você se sente bem, isso se reflete no qualidade e motivação no trabalho – assim como o contrário também acontece. O exercício físico faz com que o organismo libere serotonina, o neurotransmissor de bem-estar, que estimula o estado de ânimo e alegria e a reduzir a depressão e ansiedade. Como consequência, a autoestima e a habilidade de socialização também aumentam, como ressalta Cau Saad. Quanto mais o corpo sentir os efeitos dessa substância, mais ele buscará essa sensação. Assim, o próprio organismo te motivará a conseguir mais e mais esse estado de motivação. Como ressalta Cau Saad, a melhora da autoestima e a habilidade de socialização dentre os benefícios do exercício físico.

 

5. A coluna agradece

 

A vida moderna criou modelos de trabalho em que as pessoas passam a maior parte de seus dias sentadas; sedentárias. A atividade física frequente ajuda a combater os riscos que o sedentarismo causa à saúde. A queixa mais comum de funcionários dos escritórios? Dor nas costas. A má postura das horas sentados em frente ao computador, que afetam a coluna cervical e a flexibilidade articular são reduzidas diante de qualquer tipo de atividade física.

 

6. Reduz o risco de problemas de saúde

 

O corpo humano foi feito para se movimentar regularmente, por isso, quanto mais mais fizer isso, melhor vai se sentir. Cada passo vale: prefira subir um lance de escadas ao em vez usar o elevador, caminhar por 10 minutos após o almoço para melhorar a digestão e até mesmo fazer uma série curta de exercícios no escritório, usando o peso do próprio corpo.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo