Portugal | Governo vai investir 300 milhões de euros em ciclovias

Com o objetivo de melhorar a mobilidade nas cidades e reduzir as emissões poluentes, o Governo propõe-se financiar mil quilómetros de ciclovia num investimento que rondará os 300 milhões de euros.



A aposta nas ciclovias têm vindo a multiplicar-se, mas ainda existem muitas lacunas, principalmente para quem queira deslocar-se de bicicleta entre vários municípios. Mas a situação parece que vai melhorar…


Através do Fundo Ambiental, o Governo vai financiar um programa para a ligação de ciclovias já existente entre concelhos adjacentes e a construção de novas vias para ciclistas em vários pontos do país.


Desta forma, os municípios deverão apresentar propostas de projetos de cariz municipal ou intermunicipal e submetê-los a apreciação com vista a receberem um financiamento que pode atingir os 75%.


O projeto, inserido no plano “Portugal Ciclável 2030, divide-se em três segmentos: inicialmente, serão alocados 160 milhões de euros para 34 projetos de ciclovias que estabeleçam a ligação entre cidades de municípios distintos. Numa segunda fase, serão investidos 110 milhões de euros para 55 projectos de ciclovias que interliguem localidades contíguas. Por fim, a terceira fase que conta com 30 milhões de euros, promoverá a construção de 21 ciclovias estruturantes em localidades isoladas.


No total, prevê-se a construção de 960 quilómetros de vias cicláveis, ou seja, 110 ciclovias, num espaço de 12 anos.


Segundo o Público, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, quer “igualar a percentagem europeia de utilização da bicicleta como meio de deslocação de casa e para o trabalho, que está actualmente nos 7%. O valor registado em Portugal é de apenas 1%.”


João Matos Fernandes referiu ainda que os portugueses deverão começar a encarar “a bicicleta como um modo de transporte e não um brinquedo”.


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME