Portugal | Governo vai investir 300 milhões de euros em ciclovias
Com o objetivo de melhorar a mobilidade nas cidades e reduzir as emissões poluentes, o Governo propõe-se financiar mil quilómetros de ciclovia num investimento que rondará os 300 milhões de euros.

A aposta nas ciclovias têm vindo a multiplicar-se, mas ainda existem muitas lacunas, principalmente para quem queira deslocar-se de bicicleta entre vários municípios. Mas a situação parece que vai melhorar…
Através do Fundo Ambiental, o Governo vai financiar um programa para a ligação de ciclovias já existente entre concelhos adjacentes e a construção de novas vias para ciclistas em vários pontos do país.
Desta forma, os municípios deverão apresentar propostas de projetos de cariz municipal ou intermunicipal e submetê-los a apreciação com vista a receberem um financiamento que pode atingir os 75%.
O projeto, inserido no plano “Portugal Ciclável 2030, divide-se em três segmentos: inicialmente, serão alocados 160 milhões de euros para 34 projetos de ciclovias que estabeleçam a ligação entre cidades de municípios distintos. Numa segunda fase, serão investidos 110 milhões de euros para 55 projectos de ciclovias que interliguem localidades contíguas. Por fim, a terceira fase que conta com 30 milhões de euros, promoverá a construção de 21 ciclovias estruturantes em localidades isoladas.
No total, prevê-se a construção de 960 quilómetros de vias cicláveis, ou seja, 110 ciclovias, num espaço de 12 anos.
Segundo o Público, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, quer “igualar a percentagem europeia de utilização da bicicleta como meio de deslocação de casa e para o trabalho, que está actualmente nos 7%. O valor registado em Portugal é de apenas 1%.”
João Matos Fernandes referiu ainda que os portugueses deverão começar a encarar “a bicicleta como um modo de transporte e não um brinquedo”.