Sintomas da distensão muscular, você sabe como é?

O principal sintoma é a dor forte localizada perto de uma articulação que surge após uma pancada ou corrida. Além disso, a pessoa pode sentir dificuldade para caminhar, quando a perna é afetada, ou dificuldade para movimentar o braço quando este é afetado. Assim, os sinais característicos da distensão muscular são:
Dor intensa localizada próximo de uma articulação;
Fraqueza muscular;
Dificuldade de movimentar a região afeta, sendo difícil permanecer na corrida ou no jogo, por exemplo;
Pode gerar uma grande marca roxa, característica do extravasamento sanguíneo;
A região tende a ficar inchada e pode ficar um pouco mais quente que o normal.
Após a observação destes sintomas, deve-se parar a atividade física e colocar imediatamente uma compressa gelada na região para aliviar a dor. Se esta não ceder e ainda não for possível se movimentar normalmente deve-se ir ao médico para realizar exames de imagem como ressonância magnética ou ultrassom, que ajudam a identificar e classificar a lesão, de acordo com a sua gravidade:
Grau 1 ou Ligeira - Há estiramento das fibras mas sem ruptura das fibras musculares ou tendíneas. Há dor, que sede em 1 semana.
Grau 2 ou Moderada - Há uma pequena laceração no músculo ou no tendão. A dor é mais extensa, durando de 1 a 3 semanas
Grau 3 ou Grave - O músculo ou tendão sofre uma ruptura total. Há dor intensa, extravasamento sanguíneo, inchaço e calor na região afetada.
No estiramento grave pode-se sentir a ruptura das fibras palpando a região e o alongamento do músculo afetado não provoca dor e com o ligamento rompido, a articulação tende a ficar mais instável.
Um grande abraço e até a próxima, Professor Eduardo Prosdocimi CREF 044742- G/RJ Email : eduardoprosdocimi@gmail.com Tel : 21-96490-3393