Andar de bicicleta faz mal para a próstata?

 

Existe controvérsia sobre se a bicicleta pode causar problemas no sistema genito-urinário. Também em relação ao banco da bicicleta, que pode causar dormência na área genital, devido à compressão dos nervos, disfunção eréctil ou outras alterações. A principal razão, comprimindo a ponta do selim tem sobre a próstata e do nervo pudendo, quando o ciclista está sentado e agachando-se no ciclismo de estrada. Essa compressão por horas poderia levar a alterações inflamatórias na disfunção da próstata e eréctil. No entanto, artigos recentes sobre o assunto parecem não ter encontrado uma conclusão definitiva.

 

Homens na faixa etária dos 50 anos que passam nove horas por semana fazendo exercícios em bicicleta são até cinco vezes mais propensos a serem diagnosticados com câncer de próstata, segundo uma pesquisa feita pela University College London. O estudo britânico avaliou mais de 5,2 mil ciclistas e é o maior já realizado sobre o impacto do ciclismo na saúde. As informações do Daily Mail.

 

A pesquisa descobriu que não havia ligação entre ciclismo e infertilidade ou problemas de ereção, mas a relação com o câncer na próstata cria uma nova preocupação. O esporte já havia sido relacionado com o câncer nos testículos.

 

Os pesquisadores alegam que “A ligação direta entre câncer de próstata e tempo passado na bicicleta oferece uma nova perspectiva no estudo das causas da doença e exige maiores investigações”. Por enquanto a ligação entre o ciclismo e o câncer de próstata, levantada pelo estudo, é tratada com cautela por ainda não haver comprovações definitivas.

 

Há alguns mitos e lendas urbanas que se referem à influência que a atividade de ciclismo pode ter sobre os problemas da próstata.

 

Existe alguma contraindicação para os pacientes com problemas de próstata praticar esportes?

 

Ciclismo recreativo para pacientes com hiperplasia e câncer de próstata não é prejudicial. Mas o esporte pode agravar os sintomas em pessoas que sofrem de prostatite crônica.

 

Como posso evitar problemas de próstata?

 

Como ocorre com outras doenças, a prevenção dos problemas acontece através da adoção de estilo de vida saudável:

  • Dieta equilibrada

  • Evitar a obesidade

  • O exercício físico regular

Embora na maioria dos casos, a sua incidência com a idade é inevitável. Por isso, é muito importante verificações periódicas para o diagnóstico precoce.

 

Recomendam-se exames periódicos com um urologista a partir dos 50 anos de idade. Também a partir de 40-45 anos se há um histórico familiar de câncer.

 

Fazendo uma avaliação dos sintomas do trato urinário inferior e analítico com a PSA, que é o antígeno marcador de sangue de câncer de próstata.

 

Identificação

 

A próstata é uma pequena glândula, o tamanho e a forma de uma noz que faz parte do sistema reprodutivo de um homem. Isso ajuda a produzir o sêmen, o fluido que transporta o esperma dos testículos para o pênis e para fora do corpo. À medida que envelhece, a próstata pode crescer e espremer a uretra por perto, causando problemas urinários. Você também pode estar em risco aumentado de infecções, inflamação, próstata aumentada ou câncer de próstata

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo