A UCI, entidade que regula o mundo do ciclismo, anunciou que encerrou o caso contra Chris Froome

A Agência Mundial Antidoping (Wada) aceitou que os resultados da amostra do ciclista da Equipe Sky, o episódio aconteceu em 2017 na Vuelta da España, que mostrou um alto nível de salbutamol – não constituiu uma descoberta analítica adversa, disse a UCI em seu comunicado.
O anúncio acontece apenas um dia após a imprensa Francesa informar que os organizadores do Tour de France tinha proibido a sua participação . Froome agora está livre para perseguir um quinto título do Tour, o inicio está para o sábado.
Embora a amostra de Froome tenha contido uma concentração de salbutamol acima de 1000 ng / ml, a UCI disse que havia encerrado o caso com base no parecer da Wada sobre o uso permitido.
“Embora a UCI tivesse obviamente preferido que o processo tivesse sido finalizado no início da temporada, tinha que garantir que o Sr. Froome tivesse um processo justo, como teria feito com qualquer outro piloto, e que a decisão correta fosse emitida. Tendo recebido a posição da Wada em 28 de junho de 2018, a UCI preparou e emitiu a sua decisão formal fundamentada o mais rapidamente possível nas circunstâncias. ”
Froome sempre protestou por sua inocência de qualquer irregularidade desde que a descoberta analítica adversa foi revelada.
Após a declaração da UCI, Froome disse: “Estou muito satisfeito que a UCI me tenha exonerado. Embora essa decisão seja obviamente importante para mim e para a equipe, também é um momento importante para o ciclismo. Eu entendo a história deste grande esporte – bom e ruim. Eu sempre levei minha posição de liderança muito a sério e sempre faço as coisas da maneira certa. Eu quis dizer isso quando disse que nunca desonraria uma camisa de campeão e que meus resultados resistiriam ao teste do tempo.”
“Eu nunca duvidei que este caso fosse descartado pela simples razão de que eu sabia o tempo todo que não fiz nada de errado. Eu sofri com asma desde a infância. Eu sei exatamente quais são as regras em relação a minha medicação para asma e eu só uso meu baiacu para administrar meus sintomas dentro dos limites permitidos. Eu aprecio mais do que ninguém a frustração de quanto tempo o caso levou para resolver e a incerteza que isso causou. Estou feliz que finalmente acabou.”