Temporada nos pavés: Tour de Flanders será neste domingo

A Dwars Doors Vlaanderen, que será disputada na Bélgica nesta quarta-feira (28 de março), é a corrida que abre a contagem regressiva para a temporada de ciclismo nos pavés pela região de Flanders. A corrida integra o calendário WorldTour desde o ano passado e antecede o Tour de Flandres, que será neste domingo (1 de abril).
O Tour de Flanders, também chamado Ronde Van Vlaanderen, é uma das cinco clássicas Monumento (Milão San-Remo, Tour de Flanders, Paris-Roubaix, Liege-Bastogne-Liege e Il Lombardia). Nesta edição, tem 267 km de percurso, considerado o mais difícil dos desafios nos paralelepípedos temporada a temporada.
É que no meio do caminho estão os hellingen (colinas), que, apesar de curtas (são poucas as que têm mais de um quilômetro), contam com rampas bem duras – a inclinação máxima é de 22%. Disputar a Ronde exige ainda muito domínio, já que as estradas, além de inclinadas e com pavés, são muitas vezes estreitas e não permitem muita movimentação.
No meio do caminho a multidão lota as margens das estradas para celebrar a corrida, principalmente nos setores de pavés. O primeiro deles está a 82 quilômetros da largada, mas são outros trechos que geram mais preocupação, principalmente o Oude Kwaremont, que, junto com o Paterberg e o Koppenberg, fazem a diferença no final da corrida. Quem chega até ali tem grandes chances de marcar seu nome na história.
Vale lembrar que, desde 2012, a meta é em Oudennarde. A cidade de Meerbeke, que recebia a chegada do Tour de Flanders desde 1973, foi substituída por Oudennarde depois que o município ofereceu mais incentivos aos organizadores e melhores condições de transmissão de TV do circuito final. Em Oudenaarde, inclusive, existe o Centrum Ronde van Vlaanderen, um museu dedicado à prova.
O mais famoso desafio do Tour de Flanders é o Koppenberg, uma escalada com inclinação máxima de 22% e pedras irregulares. Desde a releitura do percurso em 2012 (quando o Muur Van Geraardsbergen foi removido), o Koppenberg passou a desempenhar um papel ainda mais decisivo na disputa.
Philippe Gilbert (Quick Step Floors), que venceu a edição de 2017 da corrida, depois de atacar no Oude Kwaremont a 55 km do final, volta para defender o título, mas a start list conta ainda com dois fortes adversários, Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), vencedor de 2016, e Greg Van Avermaet (BMC). Veja start list no site oficial