Bebida energética e álcool formam combinação perigosa

 

Nutricionista alerta para uso equivocado do produto, criado para incrementar a resistência física, aumentar o estado de alerta e evitar o sono

 

As bebidas energéticas são definidas como compostos líquidos prontos para consumo. A lei permite as denominações “bebida energética” ou “energy drink”, porém não permite expressões como: “energético”, “potencializador”, “melhora de desempenho” ou “estimulante". Não é recomendado o consumo com bebida alcoólica, algo muito comum, especialmente em tempos de carnaval. Além disso, crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades devem consultar o médico antes de ingerir o produto.

 

As bebidas energéticas foram criadas para incrementar a resistência física, proporcionar reações mais rápidas, aumentar o estado de alerta mental, evitar o sono, proporcionar sensação de bem estar, estimular o metabolismo e ajudar a eliminar substâncias nocivas ao corpo. São muito utilizadas por atletas, motoristas e caminhoneiros.

 

No entanto, quando o consumo é associado a bebidas alcoólicas se transforma em um coquetel perigoso para a saúde, podendo desencadear uma série de transtornos como convulsões, arritmias e morte súbita. As bebidas energéticas parecem retardar os efeitos depressores e de sonolência do álcool, levando ao consumo de mais bebidas alcoólicas.

 

As substâncias

 

Taurina: é um aminoácido que nos seres humanos é tanto biossintetizada quanto ingerida em dieta normal. Pode ser encontrada em frutos do mar, aves e carnes bovinas. Estudos científicos apontam para diversos efeitos fisiológicos do aminoácido como detoxificação de metais pesados e no sistema nervoso central. Dessa forma, como uma melhora na resposta hormonal acaba caracterizando melhor performance em atletas. Estudos demonstram que a suplementação oral desta substância aumenta significativamente a frequência cardíaca após uma sobrecarga física.

 

Glucoronolactona: é um tipo de carboidrato biossintetizado a partir da glicose, podendo ser encontrado também no vinho tinto, cereais, maçãs e pêras. É essencial para a desintoxicação e metabolismo de ampla variedade de xenobióticos e medicamentos, via conjugação no fígado, que são excretados na urina.

 

Inositol: é um isômero da glicose encontrado na forma livre, na forma de fosfolipídeo e em formas fosforiladas, conhecido como ácido fítico. É encontrado e amplamente distribuído na dieta humana, tanto em fontes vegetais quanto animais. Encontra-se nas membranas celulares e nas lipoproteínas plasmáticas.

 

Cafeína: é uma das principais xantinas. No sistema nervoso central, as xantinas aceleram a cognição, aumentam a resistência física, diminuem a fadiga e aumentam o estado de vigília. A bebida também é capaz de acelerar a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, resultando em cãibras e a longo prazo a osteoporose. Tem alto poder de provocar dependência.

 

Energético x isotônico

As bebidas energéticas não possuem a mesma função e eficácia das bebidas isotônicas. Estas bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos têm a função de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos que costumam ser perdidos, principalmente, através do suor, durante atividades físicas intensas, como corridas competitivas acima de uma hora.

 

Confira a composição nutricional do energético:

 

- Inositol: máximo 20 mg/100 ml
- Glucoronolactona: máximo 250 mg/100 ml
- Taurina: máximo 400 mg/100 ml
- Cafeína: máximo 35 mg/100 ml
- Álcool etílico: máximo 0,5 ml/100 ml

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME