Estudo explica porque alguns motoristas não enxergam ciclistas

 

Quem anda de bicicleta por ruas e avenidas certamente já passou por esta situação: um motorista olha em sua direção, você tem certeza que foi visto e, mesmo assim, quando você menos percebe, um carro vem em sua direção como se você fosse invisível.
 

Mais do que pura distração ou maldade, este comportamento pode ter um motivo científico para acontecer. Ao menos esta é a afirmação feita por um estudo publicado no The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society. Segundo os pesquisadores, muitos motoristas tem dificuldades em enxergar motociclistas - e ciclistas por tabela - por conta de um fenômeno chamado "cegueira por desatenção". 

O estudo realizado por pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália contou com a participação de 56 adultos que viram fotografias de cenários comuns na estrada. Algumas das fotos continham a imagem de um taxi, enquanto outras era possível ver uma motocicleta. No geral, a visualização do taxi foi duas vezes maior do que a da moto - cerca de 65% dos motoristas afirmaram não ter visto a moto, mesmo que ela estivesse exatamente no mesmo lugar do taxi. 

Os pesquisadores afirmam que, embora os olhos do motorista vejam o motociclista, seu cérebro simplesmente não registra a imagem, criando acidentes chamados de LBFTS (looked-but-failed-to-see), ou "Olhou mais não viu", na tradução mais direta. O problema seria ainda mais acentuado com ciclistas. 

"Quando estamos dirigindo estamos sujeitos a uma grande carga de informações sensoriais e nosso cérebro precisa lidar com isso. Não conseguimos prestar atenção em tudo, já que isso consumiria todos os nossos recursos cognitivos. Por isso, nosso cérebro precisa decidir qual informação é mais importante", afirmou Kristen Pammer, responsável pela pesquisa. 

"Nós vemos o que estamos procurando e normalmente perdemos o que não é esperado, especialmente quando elas diferem do nosso foco de atenção. Motoristas procurando por carros e bicicletas são raros, por isso eles olham diretamente para o ciclista mas mesmo assim não conseguem vê-lo", completou.

O estudo vem de encontro com uma outra recente pesquisa que afirma que Ciclistas dirigindo tem muito mais chances de enxergarem um ciclistas na rua. A pesquisa também explica o famoso vídeo que vitalizou há algum tempo na internet e que você confere abaixo.

Segundo os pesquisadores, a melhor forma de evitar este tipo de situação é utilizar sistemas de iluminação mesmo durante o dia e sempre pedalar de forma defensiva. Além disso, programas de educação para os motoristas com foco neste problema devem ser implementados. 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo