Froome sob suspeita após exame apontar doping na Vuelta

December 14, 2017

 

A UCI (União Ciclística Internacional) revelou que um exame de urina de Chris Froome (Sky) feito na 18ª etapa da Volta a Espanha, que ele venceu, apresentou “resultado adverso” para o medicamento para asma Salbutamol. O AAF (Adverse Analytical Finding) mostrou que havia 2.000 nanogramas por mililitro (ng / ml), o dobro da dose permitida pela Autoridade Mundial Antidopagem (WADA) na amostra coletada no dia 7 de setembro.

 

A revelação coloca o título de Froome da Vuelta em xeque e toda a temporada 2018 do quatro vezes campeão do Tour de France. Grandes quantidades de Salbutamol já renderam penalização antes: em 2007, Alessandro Petacchi foi suspenso por 12 meses por registrar 1.320 ng / ml em seu exame. Seu colega italiano Diego Ulissi recebeu uma suspensão de nove meses no Giro D’Itália de 2014 por apresentar 1.900 ng / ml em seu teste. Ambos, vale destacar, com índices menores do que o de Froome.

 

Mas, no comunicado, a UCI afirma que “a presença da substância especificada como Salbutamol em uma amostra não resulta na imposição de tal suspensão provisória obrigatória”.

 

De acordo com a UCI, a Sky foi notificada da descoberta em 20 de setembro, no dia em que terminou em terceiro lugar na prova de contrarrelógio por equipes no Mundial de Ciclismo em Bergen, na Noruega. O caso só veio a público nesta quarta-feira (13 de dezembro) após uma apuração conjunta dos jornais The Guardian, na Grã-Bretanha, e do Le Monde, na França.

 

O salbutamol relaxa as células dos músculos nas vias respiratórias brônquicas e está permitido até o limite de 1,600 microgramas (mcg) durante um período de 24 horas e não mais que 800 mcg durante 12 horas. Tanto a amostra ‘A’ quanto a ‘B’ de Froome comprovaram que houve excesso.

 

A UCI pediu explicações e a Sky emitiu um comunicado afirmando que Froome sofre de asma desde a infância e usa inalador. “Na última semana da Vuelta, Chris Froome teve sintomas agudos de asma. Seguindo orientação médica usou uma dose maior de Salbutamol, mas dentro do permitido. Como era o líder, foi examinado depois de cada etapa e durante este período ele declarou que estava usando a medicação”, informa a Sky.

 

“Minha asma ficou pior na Vuelta, então eu segui o conselho do médico da equipe. Como sempre, tomei o maior cuidado para garantir que não usei mais do que a dose permitida”, diz Froome no comunicado. “Eu levo muito a sério a minha posição de liderança no esporte. A UCI tem toda a razão de examinar os resultados dos testes e, juntamente com a equipe, vou fornecer toda a informação necessária”, completa.

 

Sir David Brailsford, diretor da Sky, afirma que a equipe vai cooperar com a UCI para entender a a causa da concentração elevada da substância. “Existem questões médicas e fisiológicas complexas que afetam o metabolismo e a excreção do Salbutamol. Estamos empenhados em entender exatamente o que aconteceu”, declarou.

 

Salbutamol
O limiar para Salbutamol é de 1.000 ng / ml. As regras indicam que em um nível acima “presume-se que não seja um uso terapêutico pretendido da substância e será considerado como um Descoberta Analítica Adversa (AAF), a menos que o Atleta prove, através de um estudo farmacocinético controlado, que o resultado anormal foi o consequência do uso da dose terapêutica (por inalação) até a dose máxima indicada acima”.

 

As regras de isenção de uso terapêutico (TUE, therapeutic use exemption) da UCI estabelecem que “Salbutamol inalado (máximo de 1600 microgramas durante 24 horas em doses divididas não superiores a 800 microgramas durante 12 horas a partir de qualquer dose) não são proibidos e, portanto, não requerem uma AUT (autorização).”

 

A UCI acrescenta: “Para o salbutamol inalado, você deve obter uma AUT se precisar levar mais de 1600 microgramas durante 24 horas em doses divididas para não exceder 800 microgramas durante 12 horas a partir de qualquer dose”. Uma AUT é necessária para tomar salbutamol por qualquer outra via de administração.

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME