Tour: Demare vence; Sagan é expulso por causar queda de Cavendish

 

O campeão francês Arnaud Demare (FDJ) venceu o sprint final da 4ª etapa do Tour de France, nesta terça-feira (4 de julho), marcada pela queda no último quilômetro de Mark Cavendish (Dimension Data), John Degenkolb (Trek-Segafredo) e o camisa amarela Geraint Thomas (Sky), entre outros, causada por uma manobra irregular de Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) que resultou em sua expulsão.

 

“Nós decidimos desclassificar Peter Sagan do Tour de France 2017 após o sprint tumultuado em Vittel. Ele colocou em perigo vários ciclistas. Aplicamos o artigo 12.104, que trata de sprints irregulares, caso em que os comissários podem fazer valer um julgamento para expulsar um atleta ou alterar uma multa”, informou um dos integrantes da organização na sala de imprensa do Tour, mais de uma hora após o final da etapa.

 

Demare estava na frente e escapou da queda para cruzar em em primeiro. Sagan havia cruzado em 2º. Com a desclassificação, Alexandre Kristoff (Katusha-Alpecin) foi, então, o 2º, e Andre Greipel (Lotto-Soudal) o 3º. Nascido na região, Nacer Bouhanni (Cofidis) ficou em 4º lugar na etapa que percorreu 207,5 km, de Mondorf-Les-Bains a Vittel.

 

No final da etapa, Sagan havia sido rebaixado ao 115º lugar, o último da primeiro pelotão a cruzar a chegada, e penalizado em 30 segundos no tempo geral e 80 pontos na classificação da camisa verde. Mas, após a análise das imagens, a organização do Tour anunciou a expulsão do ciclista, bicampeão mundial de estrada.

 

A chegada foi movimentada e contrastou com o marasmo da etapa, com o belga Guillaume Van Keirsbulck (Wanty – Groupe Gobert) em uma fuga solitária durante todo o percurso, que foi alcançado a 16,5 km da meta.

 

Com a vitória, Demare, que acaba de conquistar seu segundo título de campeão nacional, se torna o primeiro francês desde 2006 a vencer um sprint no Tour e passa a vestir a camisa verde, com 124 pontos, enquanto Marcel Kittel (QuickStep-Floors) cai para segundo, com 81 pontos.

 

Na classificação geral, Thomas manteve a camisa amarela, com seu colega de Sky Chris Froome em 2º e Michael Matthews (Sunweb) em 3º, ambos a 12 segundos. A camisa branca de bolinhas vermelhas da classificação de montanha continua com Nathan Brown, companheiro de Taylor Phinney na equipe Cannondale-Drapac e a camisa branca de melhor jovem com Pierre Latour (AG2R La Mondiale).

 

TOP 10 DA ETAPA
1 Arnaud Demare (Fra) FDJ 4:53:54
2 Alexander Kristoff (Nor) Katusha-Alpecin m.t.
3 André Greipel (Ale) Lotto Soudal m.t.
4 Nacer Bouhanni (Fra) Cofidis, Solutions Credits m.t.
5 Adrien Petit (Fra) Direct Energie m.t.
6 Jurgen Roelandts (Bel) Lotto Soudal m.t.
7 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb m.t.
8 Manuele Mori (Ita) UAE Team Emirates m.t.
9 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal m.t.
10 Zdenek Stybar (Tche) Quick-Step Floors m.t.

 

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 14:54:25
2 Christopher Froome (GBr) Team Sky 0:00:12
3 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb m.t.
4 Edvald Boasson Hagen (Nor) Dimension Data 0:00:16
5 Pierre Latour (Fra) AG2R La Mondiale 0:00:25
6 Philippe Gilbert (Bel) Quick-Step Floors 0:00:30
7 Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky 0:00:32
8 Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal m.t.
9 Arnaud Demare (Fra) FDJ 0:00:33
10 Nikias Arndt (Ale) Team Sunweb 0:00:34

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo