Sistema 1X ou 2X? Qual deles é melhor PARA VOCÊ?

 

 

O pessoal da Global Mountain Bike Network publicou um video mostrando os prós e contras dos sistemas 1X (dizemos one by) e 2X (two by).

 

Basicamente é assim:

 

// Sistema 1X

 

Prós: simplicidade, só há um trocador para se preocupar. O lado esquerdo do guidão fica livre e pode receber outros controles, como o gatilho do canote hidráulico, por exemplo. Há o alívio de algumas gramas, pois trocador de marchas e câmbio dianteiro estão ausentes. Para os fabricantes de quadros, é uma boa não ter câmbio dianteiro, pois é uma coisa a menos para se preocuparem. Este sistema te faz forte em subidas, se acabou as marchas, o jeito é ir na raça.

 

Contras: Você SEMPRE sentirá falta de marchas mais leves e/ou mais pesadas. Não adianta falar que não, quem usa passa por apuros vez ou outra, e isso não é nada legal. Outro detalhe nada interessante é que as trocas de marchas não são suaves e a cadência é sempre prejudicada. O “gap” entre as marchas é sempre grande, então sua cadência sempre sofrerá trancos nas trocas. Se você quer trabalhar sua cadência ideal, o que é algo muitíssimo importante, encontrará alguma dificuldade.

 

// Sistema 2X

 

Prós: Usando-se montagens originais 2X, você tem a relação de marchas com trocas suaves e calculadas para serem o mais eficiente possível. Sua cadência não sofre trancos ou mudanças bruscas, o conforto é enorme. E em uma longa subida a cadência pode ser ajustada facilmente. Não falta macha leve, nem pesada. Precisa daquela marcha mais levinha para te salvar naquela “parede”? A marcha está lá. Precisa de uma mais pesada para não sair de giro numa longa descida? Tem também.

 

Contras: É preciso gerenciar um trocador de marchas na mão esquerda, e em sistemas de três coroas, até verificar se a corrente não está cruzada (o que aumenta o desgaste dos componentes da relação de marchas). Há algumas gramas a mais para se levar na bike, mas nada que 2 ou 3 dias se alimentando corretamente você não elimina da sua barriguinha o dobro do peso do trocador + câmbio dianteiro + coroas.

 

// Conclusão

 

1X foi desenvolvido para XCO, que são provas em circuito fechado. Então o piloto reconhece o circuito e decide que coroas usar. Ok, há vários usando Eagle no mundial de XCM (maratona), e até mesmo no Brasil Ride. E o que aconteceu? Empurraram na subida, ou “sairam de giro” nas longas e rápidas descidas.

 

2X abrange todo o leque de opções de marchas que você precisa para qualquer pedalada. Apenas pegue a bike e vá curtir. Nunca estará em apuros. Seu pedal é sempre em circuito fechado ou cada dia encara trechos novos e/ou diversificados? Então, nada como sair pro pedal com um arsenal de marchas sobrando para encarar qualquer parede.

 

// Lembrem-se:

 

A maioria dos ciclistas/pilotos são recreativos, mas veêm no 1X a solução para todos os problemas. E não me venha dar exemplos pegando Schurter ou Absalon. 

 

Na última montagem da minha querida 27.5″, optei por dar um passo atrás e voltar ao sistema 2×10. Estou realmente feliz, tenho marchas para qualquer situação, com 11-36 e 36×22. Experimentei de tudo: 11-42, 9×42, 11-46, 11-48, e nunca foi perfeito. E antes que alguém fale do 10-50 ou 11-50, pela matemática a diferença é mínima e não seria tão diferente do que 11-48. Não resolveria os problemas do 1X.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME