HISTÓRIA

A Associação Zuandeiros Atividades Ciclísticas, também denominada de "Os Zuandeiros", nasceu em 20 de fevereiro de 2008, quando um grupo de ciclistas, depois de um passeio cheio de imprevistos, pensou em oferecer uma melhor estrutura para a realização de trilhas fora da cidade de Aracaju (SE). 

 

Naquela época havia dois grupos de ciclismo em Aracaju: “Aracaju Pedal Livre” e “Pedal Suado”. Em outubro de 2007 estes grupos se uniram e realizaram uma trilha no município de Capela (SE). Para isso, foi locado um ônibus onde a maioria das bicicletas foi cuidadosamente posicionada no bagageiro e, por falta de espaço, outras foram colocadas no corredor. Ciclistas, bagagens e bicicletas todos no interior do ônibus. Parecia mais uma "lata de sardinha”. 

Nas proximidades da cidade de Maruim (SE) estourou o pneu traseiro. Um pipoco de lascar, todos ficaram apavorados, e o pior, cerca de duas horas de atraso, pois não havia estepe. O calor no interior do ônibus era insuportável e foi necessário retirar as bikes do corredor para que todos pudessem descer e o serviço ser feito.

Finalmente, ao chegar à cidade de Capela (75km de Aracaju) na hora de retirar as bikes foi uma chiadeira generalizada: quadros arranhados, selins rasgados, raios quebrados...

Apesar dos transtornos e do atraso a trilha foi um sucesso! No retorno colocou-se papelão entre as bikes e o motorista foi orientado a não ultrapassar 60 km/h. Com tantos imprevistos, só à noite o ônibus chegou na capital.

Foi no retorno deste passeio que surgiu a ideia da formação do Grupo “Os Zuandeiros”. Deveria ser um grupo sem fins lucrativos, cujo principal objetivo fosse oferecer uma estrutura mínima para a realização dos passeios intermunicipais e interestaduais.

 

Após varias reuniões, entre novembro de 2007 e janeiro de 2008, finalmente, no dia 20 de fevereiro de 2008 foi realizada a reunião de fundação, conforme ata abaixo.

 

A sede dos Zuandeiros fica localizada na Rua Sinésia Barreto Moura, nº 179, Residencial Bela Vista, Bairro Ponto Novo, Aracaju (SE).

 

Hoje, o Grupo Zuandeiros tem estrutura para realizar passeios locais, intermunicipais e interestaduais com conforto e segurança, em face de dispor de dois reboques (um para 30 bikes e outro para 10), uma Land Rover (carro de apoio) equipada com mais oito racks de teto, suprimentos de primeiros socorros, além de ferramentas e outros acessórios de bike, necessários para a realização de boa trilha. As viagens são realizadas em confortáveis microônibus, fretados para tal fim.

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME