CITY TOUR

City Tour ou Aracaju Pedala

A capital sergipana vem crescendo muito, com notável desenvolvimento em várias áreas. Um dos grandes destaques é a criação do Sistema Cicloviário de Aracaju, criado pela Prefeitura através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), e que se tornou referência para o Brasil.

Sair de bicicleta é uma forma muito agradável de passear pela cidade e os aracajuanos vem aderindo por este tipo de transporte. Hoje já se nota que as bicicletas tornaram-se ótima opção de transporte. Você vê muitos estudantes pedalando para irem as escolas, senhores com pasta executiva e trabalhadores da construção civil indo ao trabalho, senhoras que vão ao Calçadão da 13 de julho dar suas pedaladas e, principalmente, a formação de vários grupos ciclísticos, a exemplo de Grupo Ciclístico Aracaju Pedal Livre, Grupo Ciclístico Pedal Suado, Associação Zuandeiros Atividades Ciclísticas, dentre outros.

Quer dizer, a iniciativa da construção de ciclovias "contaminou", de maneira geral, a sociedade aracajuana, pois viabilizaram mais uma opção de transporte. A tendência é que elas se integrem. De acordo com o superintendente municipal de transporte e trânsito, Antônio Samarone, há projetos para a construção de mais ciclovias em Aracaju. O Sistema Cicloviário tem uma meta inicial de 62 Km de ciclovias na extensão da capital, com isto, Aracaju será a cidade com a maior extensão de ciclovia, levando em consideração a proporção do número de habitantes pela extensão de pista construída.

Sobre a utilização, a maior parte destina-se ao trabalho e afazeres, em especial quando se trata de percurso pequeno ou médio.

Há problemas? Sim. Algumas ciclovias já apresentam rachaduras apesar do pouco tempo de construídas, outras necessitam de reparos, caso da ciclovia da Avenida Beira Mar no trecho entre o trevo da ponte do Rio Mar até próximo a praia de Atalaia. Há também casos de depredação por parte dos automotivos, que invadem as faixas exclusivas para o ciclista.

Notamos que a maioria dos ciclistas ainda não se integraram ao trânsito, necessitando de uma campanha de conscientização. Muitos se permitem tudo; andar por calçadas, fora das ciclovias (que já existem em boa parte da cidade), no fluxo contrário ao transito e vai por aí. Esperamos que entre no cotidiano do aracajuano o uso da bicicleta. É uma forma inteligente de tornar a cidade mais humana e menos poluída.

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME