AVENTURA

O que é a Corrida de Aventura
 

A corrida de aventura é um esporte no qual participam pessoas de ambos os sexos, dispostas em grupos, com o objetivo de cumprir as tarefas determinadas no menor tempo possível. A grande diferença do esporte é mesmo a variedade de terrenos e locais do percurso. O esporte exige muito preparo físico e psicológico, além de grande senso de grupo. Quem se arrisca no esporte está ciente de que irá enfrentar muitas dificuldades e imprevistos.

As primeiras provas do esporte aconteceram na Nova Zelândia na década de 80. De lá para cá o crescimento foi grande e hoje existem praticantes e provas em todos os cantos do mundo.

A corrida de aventura surgiu como uma maneira de integrar o homem ao meio ambiente, de uma maneira totalmente consciente.

Já existem escolas especializadas em ensinar as técnicas do esporte. Por meio delas você poderá ter uma noção de tudo o que encontrará em uma prova e de como superar esses desafios.

Escolha sempre pessoas com quem tem certa afinidade para fazer parte da equipe. Essa medida evitará brigas e desentendimentos durante a prova, já que os nervos ficam à flor da pele.

Bom senso é fundamental. "Quem quer praticar o esporte tem que tomar alguns cuidados, principalmente em relação ao preparo físico e a alimentação".

Qualquer pessoa pode praticar a corrida de aventura. Mas para isso, alguns pontos devem ser respeitados. Um bom condicionamento físico é importante. "Não adianta querer praticar se você não tem uma atividade física regularmente. O esporte exige muito do corpo".

Procure uma equipe com o mesmo nível que o seu. O ideal é que a evolução aconteça em conjunto. Dessa maneira vocês manterão um padrão e ninguém precisará ficar esperando você.

O objetivo das equipes é buscar os postos de controle definidos pela organização da competição, o mais rápido possível. O grande vencedor de uma prova de aventura é a equipe que chegar ao ponto final em primeiro, isso é claro, tendo cumprido todos os objetivos.

As equipes são compostas por duplas e quartetos divididos entre homens e mulheres. As equipes de quatro atletas são mistas, o que proporciona um equilíbrio maior.


Equipamentos para a Corrida de Aventura

Apito - Serve para um companheiro indicar a sua localização aos outros do grupo.

Bicicleta - Apenas as mountain bikes são usadas.

Bússola - Utilizada para a navegação.

Capacete - Deve sempre ser usado.

Faca ou Canivete - Cortar comida, galhos, ou qualquer outro obstáculo.

Kit de primeiros socorros - Sempre deve ser levado para casos de emergência.

Mosquetões - Para as partes de escalada e rappel.

 

MISSÃO

- Promover a integração humana e o respeito à natureza, por intermédio de atividades ciclísticas.

 

- Promover o bem estar físico e mental e otimizar a qualidade de vida dos integrantes, em atividades esportivas semanais.

 

- Criar um ambiente de descontração, lazer e amizade entre os integrantes e suas respectivas famílias, garantindo liberdade de expressão.

 

- Fomentar o senso de responsabilidade social, agindo ativamente na busca da inclusão social e da cidadania plena.

VISÃO

Praticar atividades ciclísticas com o fim de colaborar para a construção de uma sociedade justa e igualitária, com respeito e preservação do planeta, reconhecendo os benefícios da prática do ciclismo, valorizando o esporte, participando ativamente de eventos esportivos e atividades de lazer e buscando o bem estar físico e mental de seus integrantes.

 

SUGESTÕES

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2016 BY SIMPLECI.WIX.COM/HOME